Andrea

Büttner

Andrea Büttner

Alemanha, 1972

Na obra de Andrea Büttner (Estugarda, Alemanha, 1972), a História da Arte e a Filosofia Estética surgem relacionadas com questões do foro ético e social, particularmente os temas da vergonha, da pobreza, da religião católica e do trabalho. Apesar de abranger uma diversidade de meios, desde escultura e pintura até vídeo e instalação, a sua prática caracteriza-se pelo uso de técnicas manuais outrora subestimadas, a partir das quais a artista suscita reflexões críticas acerca dos sistemas de valorização do artesanato e da sua relação com a esfera íntima e doméstica.

Ainda que o seu trabalho seja desenvolvido a partir de códigos formais abstratos, o corpo revela-se um elemento omnipresente — o qual pode ser percebido através da mão da artista na criação de obras de fazer manuais; da sintética abstração de figuras humanas, como na série de xilogravuras Beggars; ou do trivial movimento dos dedos por cima da tela de um aparelho telemóvel, como em Phone Etchings. Em muitas instâncias, Andrea Büttner apresenta o corpo enquanto um recetáculo através do qual as temáticas do seu trabalho se inter-relacionam.


Little Works, 2007

Vídeo, cor, som, 10’42”

Cortesia da artista.

Em Little Works (2007), são apresentados vislumbres sobre o quotidiano de uma ordem fechada de freiras carmelitas, habitantes do convento The Most Holy Trinity, em Notting Hill, Londres. Impossibilitada de aceder ao espaço, Andrea Büttner realiza o filme a partir de uma câmara entregue a uma das irmãs da ordem, que regista conversas e momentos de criação daquilo que denominam «pequenos trabalhos» — objetos de artesanato confecionados manualmente pelas irmãs durante o tempo de lazer.

Dentro do microcosmo dessa ordem secular religiosa, a relação entre trabalho e produtividade assume contornos menos rígidos, revelando o seu carácter profundamente contemplativo e libertador. Ao ser apresentada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a obra adquire um sentido universal, transpondo barreiras geográficas e temporais.

Andrea gallery image

© Jorge das Neves

Andrea Büttner vive em Berlim. O seu trabalho já foi exposto em diversas instituições e bienais internacionais, de entre as quais se destacam: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Fundação Bienal de São Paulo, Museum für Moderne Kunst Frankfurt, Kunstmuseum Basel, Hammer Museum, Guggenheim Bilbao, Walker Art Center, Es Baluard Museu d'Art Contemporani, Australian Centre for Contemporary Art, Tate Galleries, Whitechapel Gallery, The National Gallery e dOCUMENTA.