Antes do adeus: Concerto «Extended Present» DAVÍÐ ÞÓR JÓNSSON
23 JUN, 18:00
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Calçada Santa Isabel“O tempo como movimento é uma ilusão. De facto, o próprio tempo é uma ilusão. No sentido mais profundo, existe apenas a dimensão da intemporalidade, e é nessa dimensão que tudo acontece.”
N. Scott Momaday, The Man Made of Words: Essays, Stories, Passages
As notas e os sons são um processo contínuo de expressão e uma forma de aceder a um “presente alargado”, um momento ligado apenas a si próprio e a todos os outros para além do tempo. Ao afinar e voltar a afinar, a procura e o jogo começam através da dança da frequência e do ritmo, um processo subconsciente a ser realizado através da eternidade. Este momento é apenas um fragmento de todos os outros; ainda assim, é um momento de sons e silêncio, livre do “tempo”.
Os 5 pianos representam cinco dimensões, e o intérprete é o elo de ligação entre elas, fazendo-se entidade de um presente alargado, uma espécie de música na dimensão da intemporalidade.
O pianista, músico e compositor Davíð Þór Jónsson é um artista extremamente versátil e criativo com uma paixão especial pela improvisação. Davíð Þór atuou em vários grupos e colaborou com muitos dos músicos, realizadores de cinema e artistas mais importantes da Islândia, enquanto instrumentista, compositor, maestro, arranjador e produtor. Davíð recebeu numerosos prémios pela sua música, incluindo o Prémio de Música da Islândia e o Prémio de Teatro da Islândia, bem como prémios internacionais pela sua banda sonora original para Of Horses and Men.
As atuações de Davíð, a improvisação e a composição encontram-se sem esforço como uma criação de ideias e sons musicais. É movido pela paixão geral por detrás da criação de coisas, da forma como são apresentadas e transmitidas às pessoas — na música, nas artes e na vida em geral. O seu objetivo na música é nunca parar o entusiasmo infantil e a criatividade constante.
PARCERIA Jazz ao Centro Clube
Participantes